JBS ganha autorização para receber navios de contêineres no Porto de Itajaí


A Receita Federal deferiu, nesta sexta-feira (4), o alfandegamento do Porto de Itajaí à operadora JBS Terminais. Com a autorização, o porto passa a receber navios de contêineres na parte arrendada.

O CEO da JBS Terminais, Aristides Russi Jr, informou que a empresa recebeu a autorização da Receita Federal, mas que ainda aguarda a publicação da medida no Diário Oficial para divulgar oficialmente.

“Esse era o último passo que faltava e, agora, também passamos a receber navios de contêineres na parte arrendada. Haverá um crescimento muito rápido, com certeza chegaremos em dezembro na casa de 30 mil unidades de contêineres”, destaca Fábio da Veiga, superintendente do Porto de Itajaí.

Segundo ele, o porto começa a receber contêineres para exportação imediatamente. Aliás, o primeiro navio a atracar deve chegar na próxima quarta-feira (9): será o porta-contêineres Bruma, de bandeira brasileira.

O processo de alfandegamento iniciou depois que a JBS Terminais adquiriu parte da área concedida, em maio. O atual arrendamento é transitório, enquanto o definitivo deve ocorrer por meio de leilão em 2025.

Até o alfandegamento, apenas os dois berços públicos recebiam porta-contêineres, por meio de uma parceria com a SC Portos. O Porto de Itajaí ficou mais de um ano e meio sem o atracamento desse tipo de navio.

 

Anterior Depois de queda em julho, produção industrial cresce 0,1% em agosto
Próximo Resolução que estabelece critérios para o afretamento de EBNs será tema de audiência pública nesta quarta-feira (09)