ANTAQ participa de sessão, na IMO, para discutir a redução da emissão de carbono e a descarbonização do setor portuário


Representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) foram a Londres, na Inglaterra, para a 82ª Sessão do Comitê de Proteção ao Meio Ambiente Marinho – MEPC 82, da Organização Marítima Internacional (IMO, em inglês).

O evento, que aconteceu na sede da organização, discutiu questões ambientais relativas ao setor aquaviário, como propostas para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) dos navios. O encontro teve início na última segunda-feira (30/09) e se estende até sexta-feira (04/10).

O intuito da participação do evento é contribuir para as discussões internacionais acerca dos temas tratados e  promover troca de experiências para a implementação de projetos relacionados à agenda ambiental da ANTAQ, uma das pautas mais importantes em discussão na Agência.

Na comitiva estavam presentes o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, o diretor Wilson Lima Filho, o gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Uirá Oliveira, a especialista em regulação da Gerência de Desenvolvimentos e Estudos da Superintendência de Estudos e Projetos Hidroviário, Ana Paula Harumi Higa e a coordenadora de Articulação Internacional, Cyrce Silva.

Sobre a IMO

A IMO é uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU), responsável pela segurança da navegação, prevenção da poluição marinha e atmosférica por navios e promoção de mecanismos de cooperação.

A ANTAQ integra a Comissão Coordenadora dos Assuntos da IMO. Essa estrutura, criada pela Marinha do Brasil, auxilia na defesa dos interesses brasileiros junto à organização em conjunto com a Representação Permanente do Brasil na IMO.

Visitas diplomáticas

Na terça-feira (01/10), aconteceram reuniões, na embaixada do Brasil em Londres, com o embaixador do Brasil em Londres, Antônio Patriota, com o embaixador da Representação do Brasil em Londres – Rebraslon, José Augusto Silveira de Andrade Filho, e com a vice-presidente da CMA CGM, Christine Cabau, para discutir temas relacionados ao setor.

Anterior Greve nos portos dos EUA: impactos globais e alternativas logísticas no último trimestre de 2024
Próximo APS contrata elaboração de projeto da Perimetral da Margem Esquerda do Porto de Santos