Radar meteorológico da Unicamp chega ao Brasil pelo Aeroporto de Viracopos


O Terminal de Carga (TECA) do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu nesta sexta-feira (13/09) um radar meteorológico de última geração destinado à Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O equipamento foi transportado em um Boeing 767, vindo de Miami (EUA).

O radar foi projetado para detectar eventos climáticos extremos, sendo exclusivo para atender a Região Metropolitana de Campinas (RMC). O equipamento será parte integrante do Centro Regional de Meteorologia da RMC, cuja missão será monitorar a formação de fenômenos meteorológicos severos, gerar alertas em tempo real e manter a Rede de Alerta de Desastres em operação contínua.

O Centro Regional de Meteorologia da RMC estará conectado aos sistemas de monitoramento estadual e federal, ampliando a capacidade de prevenção e resposta a desastres naturais na região.

O equipamento foi adquirido por meio de uma parceria entre a Unicamp, o Conselho de Desenvolvimento da RMC e a Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), que representa os 20 municípios da região. A expectativa é que o radar entre em operação experimental até o final deste ano.

A operação de desembarque do equipamento foi considerada um sucesso pelas equipes envolvidas, reafirmando a eficiência e a excelência do terminal em operações complexas e consolidando Viracopos como um importante hub logístico para a América Latina.

Sobre o TECA de Viracopos

O Terminal de Carga de Viracopos é um dos mais importantes e movimentados do Brasil e é o maior em importação de cargas do país. Além de contar com uma ampla e moderna estrutura para movimentação, armazenamento e liberação de cargas, é responsável por receber cerca de 1/3 de toda carga aérea importada pelo Brasil pelo modal aéreo.

Viracopos segue reafirmando seu compromisso com a excelência em serviços aeroportuários, proporcionando soluções logísticas eficientes e seguras para seus clientes, e consolidando-se como um hub estratégico para a entrada e saída de cargas de alta relevância no Brasil.

 

Anterior Porto do Rio Grande registra aumento nas movimentações de grãos e cargas gerais
Próximo Porto Itapoá opera três navios simultaneamente