5º InovaPortos trouxe soluções logísticas e inovações ambientais para o setor portuário


Nesta quarta-feira (28), no segundo dia do maior encontro sobre inovação portuária do Brasil, foram apresentadas soluções logísticas, inteligência artificial e inovações ambientais no setor portuário mundial. A 5º Edição do InovaPortos foi realizada pela Portos do Paraná e aconteceu no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

O diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, apresentou o painel “Oportunidades – como a inovação pode otimizar as soluções logísticas e a relação porto-cidade?”. Os palestrantes falaram sobre a possibilidade de implementação de inovação e tecnologia em diversos setores da área portuária, não apenas em relação à eficiência e movimentação dos produtos, mas olhando para diversos aspectos, como o fluxo viário, a segurança dos trabalhadores portuários, a inovação tecnológica e também para a sustentabilidade.

“Nós sabemos que o conceito básico da sustentabilidade é utilizar os recursos atuais para garantia das gerações futuras se desenvolverem e a inovação busca essa integração entre todo o complexo portuário. É uma garantia desse desenvolvimento para as gerações futuras com a preservação do meio ambiente, alavancagem das comunidades que rodeiam toda a operação e o progresso, de fato, da comunidade portuária e da comunidade de Paranaguá”, explicou Vieira.

O diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana, participou do painel “A era dos portos verdes?” em que trouxe inovações ambientais e operações mais sustentáveis. “Viemos participar de painéis onde a gente abordou as questões climáticas e de descarbonização. Mas o mais importante é que a gente veio ter contato com tecnologias novas, com as novidades ao redor do mundo, que podem trazer soluções para inúmeros problemas que fazem parte e permeiam o nosso dia a dia”, comentou Santana.

“E está sendo um evento muito interessante com os principais atores do setor portuário brasileiro, com os atores de tecnologia. Essa interação é importante para conectar esses atores e gerar projetos, gerar sinergias e fazer o setor avançar nessa agenda tecnológica e de inovação”, pontuou o diretor da Fundación Valenciaport, Jonas Mendes.

O evento foi encerrado nesta quinta-feira com breves apresentações das ações inovadoras desenvolvidas por terminais e startups. Os visitantes puderam registrar a visita em painéis instagramáveis e saber como é feita a atracação de navios em simuladores virtuais disponibilizados no evento.

 

Anterior Anac e AMB assinam acordo para reduzir judicialização no setor aéreo
Próximo Couro e negócios: Brasil estará na Feira de Xangai com 15 empresas