Mercosul Export reúne especialistas do setor portuário para debater infraestrutura logística dos portos do Conesul


O Hotel Hyatt Centric, em Montevidéu, sediou entre os dias 15 e 16 de agosto a segunda edição do fórum internacional Mercosul Export, evento que reuniu profissionais de logística, infraestrutura e transportes para abordar temas de interesse do setor portuário. Desenvolvido em conjunto com a Embaixada do Uruguai no Brasil, o congresso também contou com a realização do Encontro Nacional de Direito de Infraestrutura, Logística e Transporte (Infrajur).

O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, participou como integrante da mesa composta para a cerimônia de abertura, momento solene do evento. A situação vivenciada recentemente pelo Rio Grande do Sul também foi abordada durante o ato tanto pelas autoridades uruguaias quanto por organizadores do evento, como o CEO do Grupo Brasil Export, Fabrício Julião, em sinal de reconhecimento pela participação da Portos RS no congresso e de enaltecimento pela importância dos portos gaúchos no cenário econômico.

“Participar do Mercosul Export é muito importante, pois nos permite a discussão de temas que são considerados vitais para os nossos portos, como as obras de dragagem, por exemplo. Além disso, outro tema relevante é a possibilidade de integração, pois acreditamos que a atuação conjunta possibilita um avanço mais rápido e sólido do setor”, afirmou Klinger.

Além de atividades no centro de convenções, a programação dos dois dias também contemplou a realização de visitas técnicas ao novo Ferrocarril Central e ao Centro de Controle de Tráfego Ferroviário de Montevidéu. A autoridade portuária gaúcha também esteve representada pela presidente do Conselho de Administração, Jacqueline Wendpap, e pelo diretor de gestão, administrativa e financeira, João Alberto Gonçalves.

Jacqueline foi uma das debatedoras do painel “Desafios e Perspectivas da Integração Jurídica no Mercosul para o Desenvolvimento da Infraestrutura de Transportes”, o primeiro desta edição. Já Klinger integrou o terceiro painel do evento, intitulado “A Potencialidade de Tecnologias Aplicadas em Terminais Portuários e na Navegação Fluvial e Marítima”, ambos mediados pelo diretor-geral da Rede BE News, Leopoldo Figueiredo.

Com a finalização do congresso internacional e de todos os fóruns regionais, o próximo evento da agenda será o Brasil Export, que reunirá as demandas tratadas pelas autoridades portuárias e especialistas do setor nos encontros promovidos ao longo do ano, entre os dias 14 e 16 de outubro, em Brasília.

 

Anterior APS inaugura nesta quinta-feira novo viaduto no Porto de Santos
Próximo Mercado financeiro prevê inflação de 4,22% para 2024