Viracopos realiza com sucesso grande operação com três aeronaves de peças para montadora


O Terminal de Carga (TECA) do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu, entre nos dias 11, 12 e 13 de agosto, três voos charters da companhia aérea National com aproximadamente 150 toneladas de peças automotivas para montadora.

Cada voo trouxe cerca de 50 toneladas de peças e as aeronaves usadas foram Boeings 747, com origem do México. Viracopos foi escolhido pela empresa por causa de sua capacidade técnica e expertise para atender grandes operações de carga.

A operação de descarregamento das peças foi considerada um sucesso pelas equipes de Viracopos e pelos clientes envolvidos na importação. O agente de carga foi a Kuehne+Nagel.

Sobre o TECA

Em junho passado, o Aeroporto Internacional de Viracopos venceu o prêmio de Aeroporto de Carga do Ano na edição de 2024 da Air Cargo Week World Air Cargo Awards. A premiação foi realizada no Novo Centro Internacional de Exposições de Xangai, na China.

Viracopos foi o único aeroporto brasileiro a disputar a premiação como finalista. A World Air Cargo Awards é uma das principais premiações mundiais na área de logística aérea e reconhece companhias aéreas, aeroportos, agentes de carga, despachantes, agentes de vendas em geral e prestadores de serviços logísticos.

Infraestrutura

O TECA de Viracopos processa cerca de 1/3 de toda a carga que chega ao país pelo modal aéreo. Estrategicamente localizado entre as principais rodovias do país, o aeroporto também está posicionado entre os mais importantes polos industriais, comerciais e tecnológicos do Brasil.

O Terminal de Carga de Viracopos apresenta uma capacidade operacional de alto rendimento com soluções customizadas para os clientes. Com uma área total de 90 mil m², o TECA apresenta sistema de monitoramento de segurança, sistema de transelevadores, instalações específicas para cargas vivas e posições estratégicas para aeronaves cargueiras em frente ao terminal.

O TECA também possui uma estrutura dedicada para o segmento de Cadeia Fria, com 3,1 mil m² de área e 11 câmaras frias com antecâmara que garantem a manutenção da temperatura. O aeroporto também possui uma câmara fria de congelados com ponto de ajuste de -18ºC, além de oferecer controle e monitoramento de temperatura 24 horas.

 

Anterior Aberturas de mercado no Panamá e em Angola
Próximo Santos Brasil foca na redução da pegada de carbono com novo programa de compensação de emissões