O Porto Sem Papel (PSP) foi o grande destaque do Prêmio Abep-TIC de Excelência em Governo Digital – Gov.Digital 2024, conquistando dois troféus que reafirmam sua relevância para o setor portuário brasileiro. Além de ser eleito a Melhor Solução de Governo Digital Orientada ao Governo, o projeto foi consagrado como o vencedor geral da premiação, confirmando seu impacto inovador no cenário digital brasileiro.
Para Carlos Tiego Arruda, coordenador do PSP no Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e recebeu os troféus no evento, a conquista é o resultado de um esforço coletivo. “Essa premiação é uma coroação por todo o esforço feito por todos os participantes desse projeto: a equipe do MPor, do Serpro, do Ministério da Gestão e de todos os envolvidos. Além de reconhecer tudo o que foi feito, esse prêmio fortalece um trabalho que traz muitos benefícios para a sociedade. Para nós, é uma grande satisfação poder prestar um serviço de eficiência, de qualidade e dá muito retorno ao país”, celebra.
Maurício Paiva, gestor de negócio do projeto PSP no Serpro e também presente na premiação, compartilha do mesmo sentimento e destaca a importância da parceria. “É muito gratificante para o Serpro estar com a Secretaria de Portos nessa premiação, na qual a qualidade da solução é reconhecida. Isso nos inspira a avançar cada vez mais, em conjunto com o Ministério de Portos e Aeroportos, sempre buscando o melhor para o nosso país e para o Estado brasileiro”, declara Paiva.
A cerimônia de premiação ocorreu durante o encerramento da 51ª edição do Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop-2024), que reuniu, nos dias 8 e 9 de agosto, no Rio de Janeiro, os principais nomes e iniciativas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) no setor público.
Parceria governamental
Carlos Tiego fez questão de convidar o Serpro ao palco da premiação, por considerar importante trazer ao público todos que tanto contribuem com essa iniciativa. “O Serpro é um grande parceiro desse projeto e nada mais justo do que estar junto conosco nessa premiação, uma empresa que participa desde o início do projeto, atuando incessantemente, com o desenvolvimento, ideias, planejamento e requisitos”, afirma o coordenador do Porto Sem Papel.
“É com grande satisfação que recebemos a notícia dessa premiação, visto que o PSP tem transformado substancialmente o setor portuário brasileiro ao digitalizar e integrar processos e documentos necessários para a operacionalização das atividades de toda cadeia produtiva envolvida”, enaltece o superintendente de Clientes Finalísticos, Brenno Sampaio.
PSP revolucionou a operação portuária
O Porto Sem Papel, lançado em 2011, revolucionou a operação portuária brasileira ao reduzir drasticamente a burocracia e otimizar processos. O tempo médio de liberação de uma embarcação, que antes levava 20 dias, foi reduzido para apenas quatro dias, um avanço que impacta diretamente o “custo Brasil”. Hoje, a solução está em operação em mais de 140 portos públicos e privados no país, acumulando mais de 48 mil atracações apenas em 2023.
Para Brenno Sampaio, um dos principais benefícios da solução é a significativa redução dos custos operacionais e aumento da eficiência logística nos processos de atracação e desatracação de embarcações. “Ao eliminar a necessidade de documentos físicos e centralizar a troca de informações em uma plataforma digital centralizada, o tempo gasto em procedimentos burocráticos diminui drasticamente, permitindo que navios e mercadorias sejam liberados com maior rapidez”, descreve o superintendente do Serpro. “Isso reduz despesas com armazenamento, estadia de embarcações e uso de papel, tornando as operações mais ágeis e econômicas”, complementa.
“Extremamente relevante receber um prêmio quando nossa solução já está há 14 anos rodando em regime 24/7 em quase todos os portos do Brasil, demonstrando a alta qualidade para esse nível de disponibilidade e criticidade”, analisa a líder do desenvolvimento tecnológico do PSP no Serpro, Lizandra Bays dos Santos.
A gestora de desenvolvimento no Serpro compartilha que o time de engenharia do Porto sem Papel conta com profissionais que estão no projeto desde a sua concepção. “Isso nos dá um nível diferenciado de conhecimento do negócio e maturidade na sustentação”, avalia Lizandra. “Mensalmente, são entregues evoluções que aumentam o nível de integrações e automações, trazendo agilidade e mais corretude para os processos dos diversos anuentes”, complementa.
“O Porto Sem Papel é uma solução vencedora, uma solução nacional, mundialmente reconhecida no segmento portuário”, finaliza Maurício Paiva, reforçando a importância do projeto que desburocratizou o setor e trouxe uma nova era de eficiência para os portos brasileiros.
Gov.Digital
O Prêmio Abep-TIC de Excelência em Governo Digital – Gov.Digital é uma iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC). Anualmente, a premiação reconhece os melhores projetos de governo digital no Brasil, estimulando a inovação e a modernização da gestão pública.
O Gov.Digital tem seis categorias de Melhor solução de Governo Digital, são elas: Orientada ao Governo; Orientada ao Cidadão; para Governo Aberto; para Governança Digital; Inclusivo; e baseada em Inteligência Artificial. E ainda tem três prêmios especiais: Valor Público; Valor Sustentabilidade e ODS; e o geral de Excelência em Governo Digital, este último, entregue também ao Porto Sem Papel.
Secop 2024
O Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop-2024) é promovido pela Abep-TIC, reúne as principais empresas estaduais de Tecnologia da Informação e da Comunicação do Brasil e é destinado a profissionais desta área no setor público de todo o país, das três esferas de governo: federal, estadual e municipal. O evento disponibiliza palestras, painéis e campfires, além de uma feira de negócios, oferecendo imersão nas últimas tendências e inovações da área.
Startup GOV.BR
O programa Startup GOV.BR procura apoiar e acelerar projetos de transformação digital do governo federal. A partir dessa iniciativa, o MGI consegue apoiar os órgãos nesses processos, promovendo a modernização da administração pública e beneficiando também cidadãos e empresas. “Nosso trabalho é para ampliar o governo digital de toda a administração pública. Esses prêmios representam o resultado deste nosso esforço em parceria com o Ministério dos Portos e Aeroportos para o programa Porto Sem Papel, que é uma Startup GOV. BR”, explica o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.