Agência promove diálogo para desenvolver projeto de concessão da Hidrovia do Rio Paraguai


 A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) realiza, nesta semana, visita à Argentina a fim de discutir com empresas de navegação e órgãos governamentais locais o projeto de concessão da Hidrovia do Rio Paraguai.

O objetivo da ida para a Argentina é apresentar o que está sendo elaborado para o projeto da hidrovia pensando na melhor forma de desenvolvimento do Rio Paraguai. Essa é a primeira etapa da missão Mercosul, que se estende até sexta-feira (16), e vai contemplar a ida à Argentina e ao Uruguai.

Com a visita será possível entender a visão das empresas de navegação argentinas para o desenvolvimento da exploração da hidrovia. O diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, explicou que “queremos uma hidrovia eficiente do ponto de vista operacional tanto no trecho brasileiro, quanto nos trechos paraguaio e argentino”.

A partir desses diálogos, a ANTAQ poderá elaborar um projeto hidroviário com melhores padrões de nível de serviço, formas de cobranças de tarifas mais efetivas e aumentar a eficiência do projeto.

Nesta segunda-feira, a comitiva da Agência também se reuniu com representantes da Embaixada do Brasil em Buenos Aires e, na terça-feira (13) pela manhã, a expectativa é que seja feita uma visita técnica ao Puerto de Dock Sud antes da partida para o Uruguai.

Anterior Itajaí vira polo de pesquisa, cultura e mercado oceanográfico no 20o Congresso Latino Americano de Ciências do Mar
Próximo Funcafé disponibiliza mais de R$ 5 bilhões em recursos para a safra 2024/2025