Para dialogar sobre a agenda de futuro da relação agropecuária bilateral com a África do Sul, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou uma missão oficial ao país. Na sexta-feira (5), na capital administrativa, Pretoria, foram realizadas reuniões sobre temas como cooperação técnica e científica, bioinsumos, agricultura digital, agregação de valor e intercâmbio de conhecimentos.
Durante a missão, foi realizada reunião com o corpo de representantes diplomáticos das Ilhas Maurício, para apresentar oportunidades de investimento no agronegócio brasileiro e exportações. Ainda, a delegação visitou o grupo empresarial LMP, destacando oportunidades de investimento no setor agroflorestal brasileiro. Também foi realizada, na Embaixada do Brasil, em Petrória, um encontro com representantes da empresa Seara, para dialogar sobre oportunidades relacionadas ao mercado de frango para produtores brasileiros.
O adido Agrícola brasileiro na África do Sul, Carlos Muller, destacou a importância dos avanços obtidos durante durante a missão, junto às autoridades e ao setor produtivo daquele país.
Já em Addis Ababa, capital da Etiópia, o secretário-Executivo Adjunto, Cleber Soares, em nome do ministro Carlos, Fávaro, retribuiu a visita feita pelo ministro da Agricultura da Etiópia ao Brasil, Girma Amente, realizada em abril. A delegação do Mapa foi recebida pelo vice-ministro da Agricultura da Etiópia, Eyasu Elias, onde foram discutidas pautas de interesse comum, com foco na cooperação técnica entre os países, com destaque para manejo de solos ácidos, e produção de fertilizantes.
Posteriormente, foi realizada reunião com o diretor-Geral do Instituto Etíope de Pesquisa Agrícola, Feto Esimo, para discutir assuntos de cooperação científica e intercâmbio de conhecimentos. A equipe também esteve com o ministro do Comércio e Integração Regional, Kassahun Gofe, abordando temas estratégicos para o comércio bilateral entre os países.
A missão foi recebida, ainda, pela vice-Ministra de Investimentos do Ministério da Agricultura da Etiópia, Sofia Kasa, que destacou áreas prioritárias para novos investimentos estrangeiros no setor agropecuário, incluindo a pecuária de corte, o comércio de máquinas e implementos agrícolas, a exploração comercial de terras agrícolas, o segmento de nutrição animal e a produção de grãos.
A delegação do Mapa visitou a embaixada brasileira para conhecer as instalações onde receberá a nova adidância agrícola do Brasil na Sede da União Africana. Concluída na sexta-feira, 5 de julho, a missão foi fundamental para reforçar e consolidar as relações bilaterais e explorar novas oportunidades de cooperação e negócios no agronegócio, promovendo benefícios mútuos entre o Brasil e os países africanos visitados.