Transporte ferroviário de carga de nova rota terrestre-marítima na China supera marca de 300 mil contêineres


O Porto de Qinzhou, em Guangxi, é o hub da nova rota terrestre-marítima do oeste, onde trens, caminhões e navios se conectam. Nos últimos anos, uma grande quantidade de mercadorias provenientes do oeste da China e de países da ASEAN se reúnem na região, injetando vitalidade ao antigo ponto de partida da Rota da Seda.

Até 12 de maio, o transporte de contêineres da nova rota terrestre-marítima do oeste deste ano já ultrapassou 300.000 contêineres. Em 12 de maio, o trem X9596 da nova rota terrestre-marítima do oeste, carregando produtos como polietileno dos Emirados Árabes Unidos, balas de coco do Sri Lanka e tênis do Vietnã, partiu da Estação Leste do Porto de Qinzhou, em Guangxi, em direção à Estação de Tuanjie, em Chongqing. Até aquele dia, o transporte de contêineres da nova rota terrestre-marítima do oeste deste ano já ultrapassou 300.000 contêineres.

Huang Jiangnan, diretor da Estação Leste do Porto de Qinzhou da Empresa Ferroviária Costeira da China do Sul, afirmou que este ano, os principais produtos de exportação dos trens de carga da nova rota terrestre-marítima do oeste incluem peças de automóveis, peças de motocicletas e peças de geradores produzidas em Sichuan, Guangxi e Chongqing, enquanto os principais produtos de importação incluem manteiga de karité da Indonésia e celulose do Vietnã, totalizando 1.143 tipos de mercadorias transportadas.

Para melhorar a capacidade de transporte dos trens de carga, a Guangxi Costal Railway está promovendo a cooperação conjunta entre os três principais portos de Qinzhou, Beihai e Fangchenggang, compartilhando informações em tempo real sobre horários de embarque, atracações e mercadorias para aumentar a eficiência e precisão do carregamento. Além disso, estão promovendo a integração operacional do Centro de Contêineres Ferroviários de Qinzhou com o terminal automatizado do Porto de Beibuwan, reduzindo as transferências portuárias e economizando mais de RMB 100 por contêiner em custos de transporte; estão implementando o projeto de transporte ferroviário-marítimo de contêineres de 35 toneladas, reduzindo as etapas de desmontagem, transbordo e transporte de contêineres vazios, alcançando “um contêiner até o destino” e reduzindo os custos logísticos.

Atualmente, a nova rota terrestre-marítima do oeste possui 21 linhas operacionais programadas, cobrindo 72 cidades em 18 províncias, regiões autônomas e municípios da China, com alcance de mercadorias para 121 países e regiões em 503 portos ao redor do mundo.

Fonte: news.cctv.com
Imagem principal: Tang Yi/ Xinhua

 

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