A nstech anuncia a ampliação no modal de cabotagem – alternativa sustentável de movimentação de carga por via marítima entre portos brasileiros – a partir da aquisição da Signa, líder do setor. Com o movimento, o grupo amplia a oferta de produtos e endossa seu posicionamento como maior empresa de software para supply chain da América Latina, além de dar mais um passo rumo à consolidação de sua presença no transporte de cargas.
De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o segmento de cabotagem está em expansão, totalizando 290,1 milhões de toneladas movimentadas em 2023. Para impulsionar a evolução do setor, que deve acompanhar o aumento da demanda, a união com a Signa irá apoiar a centralização de soluções logísticas de ponta a ponta, área ainda bastante fragmentada.
A Signa possui, em sua carteira de clientes, os principais players do mercado de cabotagem, além de transportadoras rodoviárias como a JSL. Entre eles, estão empresas como Mercosul, Aliança (Maersk), Login e Norcoast.
Nesta frente, já foram investidos R$ 1,5 bilhões no total, sendo R$ 166 milhões nos últimos 12 meses. Vasco Oliveira, CEO e fundador da nstech, ressalta que, por trás desses movimentos, está a missão de transformar a lógica do mercado, entregando soluções cada vez mais completas para os clientes. “Nosso propósito é que, juntas, as soluções da nstech contribuam para um setor logístico mais integrado, endereçando todas as dores de nossos clientes e tornando as operações mais eficientes”, destaca o executivo.
O portfólio de soluções integradas da nstech conta com opções como TMS (Transportation Management System), YMS (Yard Management System) e um super APP para motoristas de cargas. Todas as soluções estão focadas na produtividade, redução de custos e agilidade dos processos de carga e descarga. Há ainda produtos que garantem maior visibilidade operacional e acesso a informações em tempo real, conectando todos os elos da cadeia de suprimentos.
“Não somos apenas referência quando o assunto é tecnologia para supply chain. O que oferecemos hoje é inovador porque soluciona as dores de ponta a ponta da cadeia logística, beneficiando mais de 60 mil empresas. Temos inúmeros cases de sucesso e os resultados obtidos pelos nossos clientes falam por si,” afirma Eduardo Steinberg, sócio da Greenbridge que é investidora da nstech e conselheiro da companhia.