Planejamento estratégico, investimentos em infraestrutura e ESG serão debatidos em congresso do setor portuário em Balneário Camboriú (SC)


Assuntos importantes para o futuro do setor portuário, como planejamento estratégico de longo prazo, investimentos em infraestrutura e Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG) são alguns dos temas que integram os painéis e debates do 1º Congresso Nacional de Concorrência e Regulação no Setor Portuário, que acontece nos dias 2 e 3 de maio, no Hotel Mercure, em Balneário Camboriú (SC).

Especialistas do setor, como o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Eduardo Nery; o presidente e o superintendente geral do Cade, respectivamente, Alexandre Cordeiro Macedo e Alexandre de Souza Barreto; e o diretor do Instituto de Estudos em Ciências Sociais (IE), Luiz Hoffmann, estão entre os nomes confirmados do evento.

Os especialistas discutirão os desafios e oportunidades para o desenvolvimento da infraestrutura portuária, incluindo investimentos em novas tecnologias e modernização dos portos existentes. O tema ESG será um dos temas centrais do congresso, com um painel específico dedicado a discutir seus impactos na competitividade das empresas portuárias e os desafios de implementação em um ambiente regulatório complexo.

Idealizado pelo Instituto de Estudos em Ciências Sociais (IE), o congresso também terá como foco a complexa relação entre a participação estatal e os investimentos privados no setor portuário. Especialistas debaterão os desafios regulatórios e concorrenciais que envolvem essa parceria, buscando soluções inovadoras que atraiam capital e impulsionem o desenvolvimento portuário. As inscrições para o congresso seguem abertas pelo site do IE no endereço https://www.iecs.edu.br/congressoportuario.

Visita técnica e imersão na realidade portuária

Para complementar a experiência dos participantes, o 1º Congresso Nacional de Concorrência e Regulação no Setor Portuário promoverá uma visita técnica à um porto da região. Com vagas limitadas, a visita imersiva proporcionará a oportunidade de observar de perto as operações portuárias e discutir os desafios e oportunidades do setor em um contexto real.

Palestrantes confirmados

Alber Vasconcelos

Analista do Ministério da Economia

Alexandre Cordeiro Macedo

Presidente do Cade (2021-2025)

Alexandre de Souza Barreto

Superintendente Geral do Cade

Alex Sandro de Ávila

Especialista do setor

Bruno Martinello

Auditor chefe de Infraestrutura Portuária e Ferroviária do TCU

Bruno Dantas

Ministro e presidente do Tribunal de Contas da União (TCU)

Carlos Jacques Vieira Gomes

Conselheiro do Tribunal do Cade

Diogo Thomsom de Andrade

Conselheiro do Tribunal do Cade

Eduardo Nery

Diretor Geral da ANTAQ

Guilherme Mendes Resende

Assessor Especial da Presidência do Supremo Tribunal Federal.

Gustavo Augusto Freitas de lima

Conselheiro do Tribunal do Cade

Jorge Luiz Macedo Bastos

Especialista do setor

Luiz Augusto A. de Almeida Hoffmann

Ex-conselheiro do Cade e professor do Instituto de Estudos em Ciências Sociais

Márcio de Oliveira Júnior

Consultor sênior da Charles River Associates e ex-consultor do Cade

Victor Oliveira Fernandes

Conselheiro do Tribunal do Cade (2022-2026)

Waldir Alves

Procurador Federal junto ao Cade (2020-2024)

AGENDA

1º Congresso Nacional de Concorrência e Regulação no Setor Portuário

Quando: 2 e 3 de maio

Local : Hotel Mercure, Balneário Camboriú

Organização: Instituto de Estudos em Ciências Sociais (IE)

Inscrições: https://www.iecs.edu.br/congressoportuario

 

 

Anterior Em São Paulo, Jorginho Mello apresenta Santa Catarina a investidores e empresários no maior centro econômico do Brasil
Próximo Expansão do terminal de contêineres do Porto de Itapoá (SC) será inaugurado nesta quinta-feira (25) pelo ministro Silvio Costa Filho