Setor portuário é foco do Congresso AAPA Latino nos Estados Unidos


Programação aborda projetos portuários em desenvolvimento na região e apresenta as novidades dos negócios logísticos e vinculados à navegação

Quatrocentos líderes dos principais portos da América Latina e Estados Unidos transformarão Miami, na Flórida (EUA), em um grande polo de debates sobre o setor de 19 a 21 de novembro. A programação do XXVIII Congresso Latino Americano de Portos (AAPA Latino) abordará os projetos portuários que estão sendo desenvolvidos na região e apresentará as novidades dos negócios logísticos e vinculados à navegação.

O Porto de Miami será uma espécie de vitrine do evento, que inclui um tour técnico pelas instalações do complexo portuário. Concentrada no Intercontinental Hotel Miami, com vista para a Baía de Biscayne e para os terminais de cruzeiros de PortMiami, a agenda também prevê reunião de lideranças da AAPA na América Latina e um programa de negócios que apresentará apresentações de executivos e diretores experientes de autoridades portuárias e empresas do setor marítimo. Esses palestrantes analisarão as questões macro que influenciam o comércio internacional e a logística, apresentarão estudos de caso de projetos portuários específicos e discutirão as novidades do setor de transporte marítimo.

A programação será aberta com um debate sobre “O novo cenário econômico global e as perspectivas para o futuro do transporte marítimo e dos portos”. Para essa discussão foram convidados conferencistas importantes, como Ricardo Sánches, oficial superior de assuntos econômicos da Divisão de Comércio, Integração e Infraestrutura da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), das Nações Unidas; Kath Metcalf, presidente e CEO da Chamber of Shipping of America; e Joshua Hurwitz, consultor e assessor comercial da Moffatt e Nichol. A sessão será mediada por Chris connor futuro presidente da AAPA.

Realidade portuária

Para apresentar um panorama sobre a realidade portuária na América Latina foram convidados representantes do Brasil, como o presidente da Federação Nacional de Operações Portuárias (Fenop), Sérgio Aquino, que vai abordar o tema “O modelo portuário brasileiro: desafios e oportunidades. Também participarão o presidente do Diretório de Empresas Portuárias de Santo Antonio, Francisco Silva Donoso, o presidente do Consórcio de Gestão do Porto da Bahia Branca, Miguel Donadío, e o presidente da PTP Grupo, Guilhermo Misiano. A mediação será do presidente de Administração Nacional dos Portos do Uruguay, Alberto Díaz.

As novas tecnologias para o setor portuário também estarão presentes em dois painéis de debate:  “Logística 4.0 revoluciona o setor: como se adapta a indústria”, que contará com participação do especialista em transportes do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Augustina Calatayud, do sócio da Click e Connect, Kris Kosmala, do diretor executivo do Porto de Long Beach, Mario Cordero, do chefe de desenvolvimento de negócios portuários (Indra), da Espanha, Luiz Pérez, e do vice-presidente de política global e comércio da Hudson Analyties, Andrew Baskin. Já “Experiências em automação do porto de Rotterdam e o modelo de portos inteligentes” será o tema da palestra do diretor do Porto de Rotterdam, René Van Der Plas.

A programação completa do AAPA Latino 2019 pode ser conferida no site do evento www.aapalatinoamerica.com 

Porto de Miami

Cenário do XXVIII Congresso Latino Americano de Portos (AAPA Latino), o Porto de Miami é consagrado como um dos principais terminais do mundo para o comércio internacional e estrutura para navios transatlânticos. Porto de contêineres mais próximo do Canal do Panamá, Miami proporciona acesso rápido a todo o mercado dos Estados Unidos. Mais de US$ 1 bilhão em  projetos de infraestrutura foram investidos para transformar o Porto de Miami em uma grande porta de entrada global do país. Atualmente, é o único centro logístico da porção sul com capacidade de receber navios pós-Panamax totalmente carregados.

O serviço ferroviário intermodal em parceria com a Florida East Coast Railway (FECR) liga o Porto de Miami a 70% da população dos Estados Unidos em até quatro dias. Atualmente, América Latina e Caribe formam a maior região comercial do complexo. A expectativa é de crescimento com o mercado da Ásia – segundo principal movimentador em Miami – nos próximos anos. A cidade é também famosa por ser um dos mais importantes portos de navios de cruzeiro do mundo.

Anterior Região mobiliza lideranças pelo lote-4 da BR-392
Próximo Portos de Santa Catarina investem para ampliar movimentação